Pernambuco registrou uma queda de 72,7% nos casos de feminicídio em setembro de 2024, em comparação ao mesmo período de 2023. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Defesa Social (SDS) e reforçam as metas do plano Juntos pela Segurança, coordenado pela governadora Raquel Lyra. No total, foram três feminicídios no último mês, contra 11 no ano anterior. “Essa redução mostra o compromisso das forças de segurança do estado na proteção das pernambucanas. Não podemos admitir que mais mulheres sejam assassinadas pelo simples fato de serem mulheres”, declarou Raquel.
Além da queda nos feminicídios, o número de Mortes Violentas Intencionais (MVI) também apresentou redução pelo quinto mês consecutivo. Em setembro, foram contabilizados 259 casos, uma diminuição de 19,3% em relação ao mesmo período de 2023. Outro dado relevante é o número de prisões em flagrante: 2.614, sendo 451 armas apreendidas.
Nos crimes patrimoniais, setembro de 2024 registrou o menor número da última década, com 3.463 ocorrências de Crimes Violentos Patrimoniais (CVPs), uma queda expressiva em roubos de cargas (26,5%), coletivos (21,8%) e veículos (7,1%). O governo atribui esses resultados ao trabalho preventivo e à presença mais ostensiva das forças de segurança nos pontos críticos.