Em São José do Egito, no Sertão Pernambucano, a disputa pela prefeitura está acirrada. O prefeito Evandro Valadares (PSB) finalmente anunciou sua chapa para a sucessão municipal, com George Borja como pré-candidato a prefeito e Roseane Borja como vice, ambos aguardando homologação na convenção partidária.
Evandro e seus pré-candidatos enfrentarão a oposição do jovem empresário Fredson Brito e do ex-prefeito José Marcos, que, após anos no comando de São José do Egito, retorna à política local com o apoio da governadora Raquel Lyra (PSDB).
Ainda é incerta a candidatura do médico e ex-prefeito Romério Guimarães (Solidariedade). Nos bastidores, especula-se que Romério pode desistir de sua candidatura, que ainda não tem vice definido. A grande dúvida é para qual lado ele irá se alinhar.
Ainda magoado com a formação da chapa Fredson/ Zé Marcos, pela ausência na condução do processo, há uma incerteza quanto ao seu lado nestas eleições. Alguns acreditam que Romério apoiará a chapa de Evandro, especialmente após ter sido fotografado ao lado de George, Roseane e outros aliados durante a Festa Universitária. Mas em grupos de WhatsApp ele logo negou apoio, afirmando que “foi um encontro casual, sem relação com sua decisão política”, e que “não votaria em candidato de Evandro”.
A professora Roseane Borja, pré-candidata a vice, é uma figura de destaque na educação municipal e traz consigo uma vasta experiência administrativa e política. Seu nome foi escolhido pelo PT para fortalecer a chapa, que conta com o apoio de políticos estaduais, como o deputado Carlos Veras. No entanto, alguns dissidentes da sigla declararam apoio a Fredson, o que foi rejeitado pela presidência municipal do partido.
A crise levou alguns petistas locais insinuarem que o partido poderia apoiar Fredson, se contrapondo à federação (PT/PV e PCdoB) e a executiva estadual que está em consonância com a nacional e o projeto do presidente Lula. Até a convenção, ainda haverá muitas negociações e composições políticas para consolidar o palanque do atual prefeito, Evandro Valadares.