Lula: agenda em Recife com Campos e Raquel

Presidente estará com João Campos e Raquel Lyra cumprindo compromissos para a entrega de habitacionais e acordos indenizatórios - Reprodução
Presidente estará com João Campos e Raquel Lyra cumprindo compromissos para a entrega de habitacionais e acordos indenizatórios - Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca no Recife nesta terça-feira (2) para cumprir uma série de compromissos administrativos e políticos. A agenda inclui encontros com o prefeito do Recife, João Campos (PSB), e com a governadora Raquel Lyra (PSDB), adversária do PSB. O primeiro compromisso de Lula é com o prefeito João Campos, às 15h30, na cerimônia de entrega de 448 unidades habitacionais dos Conjuntos Vila Brasil I e II, em Recife (PE). Esta iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura do Recife e o Governo Federal.

Durante o evento, também serão anunciados os novos campus Recife – Centro do Instituto Federal de Pernambuco e o novo Campus do Sertão – UFPE, no município de Sertânia. A criação dos novos campus foi pleiteada pelo prefeito João Campos, que recentemente autorizou a cessão de prédios históricos do centro da cidade para a União.

Mais tarde, Lula seguirá para o Palácio do Campo das Princesas, onde se encontrará com a governadora Raquel Lyra. Na ocasião, o presidente participará da cerimônia de anúncio de acordos indenizatórios para as famílias proprietárias de moradias em “prédios-caixão” na região metropolitana de Recife. Além disso, ele estará presente na assinatura do termo de repasse de recursos do Ministério de Portos e Aeroportos para o estado de Pernambuco, destinados à execução da 4ª etapa do molhe de Suape e à dragagem do canal interno de Suape.

A visita de Lula movimenta a política pernambucana, gerando expectativa sobre quem entre as lideranças estaduais tirará maior proveito da presença do presidente. Apesar de sua popularidade estar em queda no Nordeste, possivelmente devido aos cortes no Bolsa Família e ao aumento do desemprego, Lula ainda mantém prestígio significativo em Pernambuco.

A recém assinatura do acordo que quadruplicou o valor das indenizações para os donos de apartamentos em prédios-caixão com risco de desabamento na RMR, passando de R$ 30 mil para R$ 120 mil comprova o cuidado de Lula com a região e a boa relação com os pernambucanos. Na época, Lula destacou que essa medida não se trata de um investimento governamental, mas sim de um processo de reparação para as famílias afetadas, oferecendo dignidade e respeito para que possam seguir suas vidas.

IMPASSE – No campo político, o PT tenta emplacar o médico Mozart Salles (PT) como vice na chapa de reeleição de João Campos, que é favorita para o pleito. No entanto, Campos resiste e tem colocado aliados do PCdoB e do PV, partidos que compõem a federação com o PT, como alternativas. O prefeito de Recife é cotado para concorrer ao governo em 2026, o que exigiria sua renúncia à Prefeitura, tornando o posto de vice mais cobiçado entre seus aliados. A presença de Lula em Pernambuco promete influenciar as articulações políticas locais, com impactos que podem se estender até as eleições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *