Primeiros intercambistas ganham o mundo

Programa Recife no Mundo leva primeiro grupo de alunos e professores recifenses para aprimorar o inglês na Inglaterra e Estados Unidos - Marlon Diego/ PCR
Programa Recife no Mundo leva primeiro grupo de alunos e professores recifenses para aprimorar o inglês na Inglaterra e Estados Unidos - Marlon Diego/ PCR

A Prefeitura do Recife deu início ao embarque dos primeiros intercambistas do Programa Recife no Mundo, pioneiro em redes de ensino municipais do Brasil. Nesta quinta-feira (27), 30 estudantes e 10 professores da Rede Municipal de Ensino partiram rumo à Inglaterra e aos Estados Unidos, respectivamente, para um intercâmbio de verão.

Segundo Fred Amancio, secretário de Educação do Recife, a iniciativa marca um momento especial para a educação da cidade. “Hoje, embarcamos nosso primeiro grupo de estudantes e professores para o exterior. É um dia especial para todos nós e para a educação do Recife. Somos a primeira cidade do Brasil a criar um programa nesse formato, onde os alunos passarão o mês de julho em países de língua inglesa, incentivando outros jovens a participar no futuro”, afirmou.

Os estudantes participarão do intercâmbio na Middlesex University, em Londres, onde aprimorarão o inglês e trocarão experiências. Os professores, por sua vez, aperfeiçoarão o uso da língua e a metodologia de ensino na Southern Illinois University, em Carbondale, EUA. O intercâmbio ocorrerá durante todo o mês de julho. Criado em agosto de 2023, o programa Recife no Mundo iniciou as inscrições em setembro e, em novembro, os cursos de inglês e a seleção dos intercambistas. Os selecionados são divididos entre 35 para o Canadá, 35 para os EUA e 30 para a Inglaterra, além dos dez professores que seguirão para os EUA.

O programa oferece, de forma gratuita, curso de língua inglesa e intercâmbio internacional, incentivando o desenvolvimento acadêmico, cultural e social dos participantes. A viagem complementa o aprendizado em sala de aula, promovendo a troca de experiências e o desenvolvimento de aptidões além do universo acadêmico. Todos os custos do curso e intercâmbio são pagos pela Prefeitura do Recife, incluindo passaporte, visto, kit viagem, estadia, curso no exterior e seguro saúde. Os próximos embarques do Recife no Mundo ocorrerão em 2 de julho, com estudantes partindo para os EUA e Canadá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *