Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) lançou uma série de atividades dedicadas à sustentabilidade. O evento, que começou hoje (3) e se estende até o dia 7 de junho, tem como objetivo promover a conscientização e práticas sustentáveis entre a população, especialmente estudantes de escolas públicas.
As atividades incluem palestras, audiências públicas e visitas técnicas. A iniciativa, coordenada pela Comissão de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal da Alepe, começou com o lançamento do projeto de Conscientização Socioambiental no Colégio Ginásio Pernambucano. Sob a orientação da professora Thaynah Leal, alunos criaram uma horta comunitária e participaram de campanhas de reciclagem, palestras sobre o uso eficiente de recursos naturais, além de um concurso de ideias sobre ecologia.
Amanhã, dia 4 de junho, às 10h, a Comissão de Meio Ambiente realizará a audiência pública “Estratégias de Prevenção aos Efeitos das Mudanças Climáticas em Pernambuco”. O evento acontecerá no auditório Sérgio Guerra, com a presença de especialistas em climatologia, representantes de organizações ambientais, autoridades governamentais e demais interessados no tema.
Na quarta-feira (5), será inaugurada a exposição “Galeria Reciclada na Alepe”, em parceria com a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). As peças, produzidas pelo artista plástico Júlio Gonçalves, foram criadas a partir de materiais reutilizáveis que teriam como destino o lixo. A exposição ficará aberta ao público no Hall Superior do Edifício Miguel Arraes até o dia 21 de junho.
No mesmo dia, ainda pela manhã, ocorrerá a palestra “Desertificação em Pernambuco: desafios e enfrentamentos”. Especialistas em meio ambiente, climatologia e gestão de recursos naturais discutirão as causas, consequências e estratégias para enfrentar a desertificação no estado. Já na quinta (6) e sexta-feira (7) estão programadas visitas técnicas nas cidades de Petrolina e Serra Talhada.
Em Petrolina, deputados e funcionários da Codevasf discutirão medidas para combater o desmatamento e a desertificação, especialmente no semiárido pernambucano. Em Serra Talhada, os parlamentares visitarão a sede do Instituto Serra Grande, uma instituição dedicada à recuperação de áreas desmatadas da Caatinga e à implementação de projetos de reflorestamento.
CIDADANIA – A programação busca conscientizar a população sobre a importância da sustentabilidade e estimular práticas concretas que contribuam para a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida em Pernambuco.