A vereadora Aline Mariano (PSB) utilizou a tribuna da Câmara do Recife para denunciar que foi alvo de intimidação, ameaças e gestos obscenos por parte de militantes durante um evento oficial. Segundo a parlamentar, o grupo foi plantado por um vereador da oposição, com o intuito de tumultuar a cerimônia de assinatura de ordem de serviço para pavimentação e drenagem da Rua Coronel Pacheco, no bairro da Várzea.
O incidente ocorreu na semana passada, mas as intimidações começaram dias antes do evento. “Recebi no meu celular mensagens de intimidação em tom ameaçador dizendo para eu ter cuidado que a Várzea tinha dono. Outras mensagens questionavam se eu teria coragem de participar da ordem de serviço”, relatou Aline Mariano. A vereadora explicou que, apesar das ameaças, compareceu ao evento e foi confrontada pelos militantes durante seu discurso. “Essas mesmas pessoas estavam lá e fizeram gestos obscenos, provando que não estavam ali para protestar”, afirmou.
Aline Mariano, em seu quarto mandato como vereadora, destacou que não se intimidará diante dessas ações. “Sou uma mulher aguerrida. Não tenho medo de movimento plantado por quem acha que é dono de bairro. A Várzea é do povo e não pertence a grupo político nenhum”, declarou. Ela ainda acrescentou que a presença dos militantes tinha a clara intenção de desestabilizar o evento e minar o anúncio de uma obra importante para a comunidade.
A parlamentar disse saber diferenciar protestos legítimos e ações criminosas. “Uma coisa é um protesto legítimo de moradores que lutam pela melhoria de qualquer lugar. Isso é democrático e eu defendo. Outra, são palavras de intimidação, falta de respeito, tentativa de impor o medo e gestos obscenos que tive a infelicidade de ver. Isso não é protesto. Isso é uma atitude criminosa”, enfatizou. Sem mencionar diretamente o nome do vereador oposicionista responsável por incitar os militantes, Aline Mariano avisou que, caso ocorra um segundo episódio, buscará medidas judiciais.
A denúncia de Aline Mariano chama atenção para a necessidade de um ambiente político saudável e respeitoso, onde a discordância e o debate democrático possam ocorrer sem ameaças ou intimidações. A pavimentação e drenagem da Rua Coronel Pacheco são obras aguardadas pela comunidade, e o tumulto durante a assinatura da ordem de serviço demonstra a tensão política que pode prejudicar iniciativas importantes para a cidade.