Iniciadas operações na base aérea de Canoas

Ministro Silvio Costa destaca a importância dessa nova rota que receberá 35 voos semanais operados pelas principais aéreas brasileiras - Divulgação
Ministro Silvio Costa Filho destaca importância dessa nova rota que receberá 35 voos semanais operados pelas principais aéreas brasileiras - Divulgação

A Base Aérea de Canoas, localizada a cerca de 60 quilômetros de Porto Alegre, iniciou suas operações comerciais. A primeira aeronave, transportando 173 passageiros, aterrizou no aeródromo militar às 7h55 desta manhã (27). Este marco representa um esforço conjunto do Governo Federal, empresas aéreas e agentes do setor aeroviário para suprir a demanda de voos no Rio Grande do Sul após o fechamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em decorrência das enchentes que afetaram a capital e diversas outras cidades do estado.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou a importância da nova rota. “Acabou de pousar o primeiro voo da história no aeródromo de Canoas, que é nossa base aérea militar. Agora, a gente espera que possa ter cada vez mais voos comerciais chegando na cidade. Enquanto as operações no aeroporto de Porto Alegre estiverem interrompidas, vamos ampliar ainda mais os voos para atender as pessoas e retomar as atividades econômicas no Sul, movimentando a economia do estado e ajudando na recuperação dos municípios”, ressaltou o ministro.

A Base Aérea de Canoas foi escolhida como uma das nove alternativas para receber voos originalmente operados no Aeroporto Salgado Filho. De acordo com a malha aérea emergencial criada pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), o aeródromo deve receber até 35 voos semanais, o que equivale a cinco voos diários. Até o final deste mês, estão previstos 20 pousos e decolagens, com voos provenientes dos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, ambos em São Paulo.

O início das operações comerciais na Base Aérea de Canoas não só facilita a mobilidade dos passageiros, mas também representa um símbolo de resiliência para aqueles que foram afetados pela tragédia climática. Para viabilizar as operações emergenciais, a Fraport, concessionária do Aeroporto Salgado Filho, adotou medidas logísticas essenciais. Um terminal remoto foi criado no ParkShopping Canoas, onde ocorrem os embarques e desembarques obrigatórios dos passageiros. Localizado no térreo do empreendimento, com acesso pela entrada B, o terminal conta com áreas para check-in, despacho de bagagem e embarque.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *