A Prefeitura do Recife e a Neoenergia Pernambuco assinaram um convênio de cooperação técnica para intensificar a atuação conjunta em situações de risco, como alagamentos e deslizamentos de barreiras, além de monitoramento em grandes eventos que impactam a cidade. O acordo, firmado nesta sexta-feira (26), busca tornar o Recife uma referência em monitoramento, visando a segurança dos moradores e a agilidade no atendimento das equipes, especialmente em festas como o Carnaval, Réveillon e Ciclo Junino.
O convênio representa um marco para o Centro de Operações do Recife (COP), sendo o primeiro acordo formalizado por este órgão, que coordenará as atividades conjuntas. O prefeito João Campos destacou a importância da parceria para a eficiência do trabalho de prevenção e mitigação de desastres na cidade, ressaltando o compromisso com o bem-estar da população.
Além do compartilhamento de informações e cooperação técnica para planejamento de ações efetivas em momentos de crise, o acordo prevê a garantia da continuidade do fornecimento de energia elétrica à população, bem como a realização de ações para redução do risco de acidentes. A Neoenergia se compromete também em promover treinamento aos agentes e colaboradores do município, disseminando conceitos de segurança e prevenção de riscos.
O Centro de Operações do Recife (COP) integra as ações de diversas secretarias e órgãos municipais, proporcionando respostas imediatas em situações de crises e eventos de grande impacto na cidade. A parceria com a Neoenergia representa um passo importante na busca por soluções integradas para minimizar os impactos das chuvas e garantir a segurança da população recifense. A vigência do convênio será de dois anos, podendo ser renovado mediante termo aditivo. Antes mesmo da formalização da parceria, o COP Recife já colaborava com a Neoenergia desde novembro do ano passado.