A prefeitura de Garanhuns, cidade do Agreste pernambucano anunciou nesta manhã a grade completa do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG 2024) com 100 dias de antecedência. Este ano, o evento contará com mais de 20 polos espalhados por toda a cidade, prometendo oferecer uma experiência cultural diversificada. O tradicional evento chega à sua 32ª edição, promete 17 dias de festa e desenvolvimento em toda a região.
O Polo Mestre Dominguinhos, principal palco do evento, sediará uma série de apresentações ao longo do período de 11 a 28 de julho. Entre os destaques da programação, estão nomes consagrados da música nacional, como Roupa Nova, Os Paralamas do Sucesso, Pitty, Zélia Duncan, Jota Quest, Ana Carolina, Péricles além de artistas regionais e locais que enriquecem a diversidade cultural do evento.
O prefeito Sivaldo Albino expressou confiança na equipe responsável pelo evento, destacando o empenho conjunto para tornar o FIG 2024 uma celebração memorável. Albino ressaltou o apoio obtido do Ministério do Turismo, da Caixa Econômica e da iniciativa privada, visando reduzir a dependência de recursos públicos para a realização do festival.
Com um investimento estimado entre 16 a 17 milhões de reais, o prefeito falou da importância do planejamento para garantir a continuidade do FIG, independentemente da parceria que tinha com governo estadual. Albino disse, inclusive que rejeitou uma proposta do Governo do Estado de Pernambuco, argumentando que o festival precisa manter sua essência e qualidade. No entanto, ele expressou o desejo de continuar buscando parceria com a governadora Raquel Lyra, reconhecendo o potencial de uma colaboração conjunta.
Em relação à programação, Sivaldo explicou que foi estabelecido um teto de gastos para os cachês dos artistas, limitando-os a cerca de 300 mil reais. Por esse motivo, não foi possível contratar atrações sertanejas, cujos cachês ultrapassam esse valor. O FIG contará com artistas locais, regionais e nacionais, promovendo uma variedade de estilos musicais e performances artísticas.
Com essa antecipação da grade de programação, a expectativa em torno do FIG 2024 só aumenta, prometendo atrair milhares de visitantes e impulsionar a economia local, consolidando o festival como um dos principais eventos culturais do país.