No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o Governo de Pernambuco reforça seu compromisso com a inclusão e o cuidado das pessoas que fazem parte do Transtorno do Espectro Autista (TEA). A governadora Raquel Lyra anunciou uma importante iniciativa durante sua visita às instalações de uma das unidades do Expresso Cidadão, no Recife.
Ela garantiu que todas as demais unidades do estado agora acolherão crianças, adultos e familiares nas salas de atendimento especializado. “Estou muito orgulhosa de dar esse passo, que significa mais cidadania e dignidade pra nossa gente, na prática”, afirmou a governadora. Essa sala se soma a outras já inauguradas, como a de Petrolina, no Sertão pernambucano, que também passou a acolher o grupo.
Além do governo estadual, a Prefeitura do Recife está intensificando seus esforços em prol dessa causa. O prefeito João Campos também compartilhou em suas redes sociais o trabalho realizado no Núcleo de Desenvolvimento Integral na UPAE do Ibura, destacando-o como “um instrumento importante para a inclusão e o cuidado com as crianças e adolescentes com TEA no Recife”.
No local, a prefeitura passa a oferecer uma gama de serviços para mais de 3 mil crianças/mês de 0 até 14 anos, como avaliação, acompanhamento e terapias para diversos transtornos, incluindo o TEA. O NDI conta com uma equipe multidisciplinar e uma estrutura como brinquedoteca, jardim sensorial e ginásio de reabilitação.
O prefeito João Campos também anunciou a inauguração de mais duas unidades nas UPEs do Arruda e da Mustardinha, além da Policlínica Albert Sabin e do Centro Especializado em Reabilitação. “É nosso compromisso garantir o melhor atendimento possível para o bem-estar e o desenvolvimento de nossas crianças e jovens”, reiterou João Campos.