A Escola de Turismo do Recife, uma iniciativa destinada a formar profissionais capacitados para fortalecer o setor turístico da capital pernambucana, foi inaugura na tarde de ontem (26). O evento, realizado no auditório da Faculdade Senac, contou com a presença de autoridades, parceiros e representantes do Trade Turístico local. A solenidade de lançamento incluiu uma aula inaugural com a palestra “Destinos Turísticos Inteligentes e Criativos”, ressaltando a importância da inovação e da criatividade no desenvolvimento do turismo na cidade.
O prefeito João Campos destacou a relevância do turismo como uma atividade econômica importante para o Recife e enfatizou a necessidade de qualificar constantemente a mão de obra local para garantir um futuro sustentável e bem estruturado. Ele ressaltou o papel da Escola de Turismo como um meio de proporcionar formação específica para o setor, em parceria com o Senac e outras instituições.
“Entendemos que a cadeia produtiva do turismo é muito transversal, porque quando a gente forma as pessoas, a gente possibilita mais investimentos e mais novos negócios e consolidação de negócios existentes”, concluiu. Coordenada pela Secretaria de Turismo e Lazer da Prefeitura do Recife, a Escola de Turismo é a quinta instituição desse porte a ser lançada no país, após Curitiba, Rio de Janeiro, Fortaleza e Maceió.
Seu objetivo é atender às demandas do mercado local, incentivando o desenvolvimento de um ecossistema de ensino voltado para o turismo, em colaboração com o poder público, o mercado de trabalho e a academia. Com foco em dois eixos principais, formação e qualificação profissional, a Escola de Turismo oferecerá uma variedade de cursos em segmentos como agenciamento, transportes, bares, restaurantes, eventos e hotelaria.
Os cursos serão destinados tanto a profissionais já atuantes no setor quanto a pessoas interessadas em ingressar na área ou que estejam desempregadas. Além disso, a instituição pretende trabalhar em parceria com o Programa Desenvolve da Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional do Recife, o Senac, o Sebrae e a Universidade Federal de Pernambuco, garantindo uma formação abrangente e alinhada com as necessidades do mercado.