Recife é palco de reuniões preparatórias do G20, que acontecem até quinta-feira (28), no Hotel Transamerica Prestige, em Boa Viagem. O encontro reúne sociedade civil e autoridades nacionais e internacionais para discutir estratégias de incidência no G20, que acontecerá no Rio de Janeiro em novembro deste ano. Presente ao evento, o prefeito João Campos participou do painel “Do local ao Internacional: Sociedade Civil responde à Tripla Crise”, onde destacou as ações de resiliência climática implementadas pelo município.
“É uma alegria ver o Recife como a capital que celebra e discute questões globais tão relevantes. A crise climática já foi uma pauta do futuro, mas hoje é uma realidade e o fenômeno da mudança climática tem uma perversidade muito maior em locais de desigualdade. Então, o desafio para enfrentar essa crise é diária”, comentou Campos. Recife se destaca como anfitriã das discussões sobre questões globais relevantes, e o evento representa uma oportunidade para promover soluções locais para problemas globais.
João Campos aproveitou para mencionar a maior operação de crédito já feita por uma cidade, em parceria com o Banco Interamericano, voltada para intervenções estruturais e ambientais de resiliência climática. Os recursos fazem parte de um investimento de R$ 314,5 milhões dentro do Ação Inverno 2024. Destaque para o início das obras do Plano de Intervenção na Macrodrenagem do Rio Tejipió, que inclui alargamento do rio, dragagem, construção de reservatórios e parques alagáveis para reduzir os problemas de alagamento na cidade.
A participação da Prefeitura do Recife no evento, chamado C20, é fundamental para mostrar como as políticas locais podem ser alinhadas ao desenvolvimento sustentável. Alessandra Nilo, Coordenadora Geral da Gestos e sherpa do C20, ressaltou a importância de dar visibilidade internacional ao Recife, uma das cidades mais vulneráveis às mudanças climáticas.
O evento também contou com a participação de representantes de organizações internacionais, como Anselmo Lee, da Asia Civil Sociedade Partnership for SDGs (APSD)/PEOPLES, e Camila Amorim Jardim, do Greenpeace, que elogiaram as iniciativas concretas apresentadas pelo prefeito João Campos e destacaram Recife como a capital do lado social do G20.