Expresso Cidadão acolhe crianças com TEA

Unidade de Expresso Cidadão em Petrolina é o 1º no interior que tem atendimento especializado para crianças com TEA - Hesíodo Góes/Secom
Unidade de Expresso Cidadão em Petrolina é o 1º no interior que tem atendimento especializado para crianças com TEA - Hesíodo Góes/Secom

A cidade de Petrolina, no Sertão do São Francisco, inaugurou novo Expresso Cidadão com espaço de atendimento especializado para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e neurodivergentes. A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria de Administração do Estado (SAD), é a primeira deste tipo no interior do estado e promove o acesso à cidadania e mais acolhimento ao público infantil com TEA.

“Estamos inaugurando este espaço de atendimento especializado para pessoas que têm TEA e outras neurodiversidades. Foi formulada uma cartilha para que os cidadãos possam se familiarizar com o atendimento e também estamos oferecendo um ambiente mais acolhedor e com menos estímulos. Uma iniciativa que oferece mais dignidade e cidadania aos pernambucanos”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Aqueles que precisarem do atendimento receberão um crachá com cordão que traz a simbologia do TEA para auxiliar a equipe do Expresso Cidadão a identificar e prestar o suporte necessário, além de abafadores de ruído, para minimizar a sensibilidade auditiva. A sala foi equipada com brinquedos e livros, e decorada com o objetivo de minimizar estímulos visuais externos e oferecer um ambiente mais acolhedor.

Para ter acesso ao serviço, o usuário deverá realizar o agendamento Portal Cidadão. No dia do procedimento agendado, basta chegar no horário marcado e sinalizar na recepção que deseja atendimento na sala especializada. Não é necessário apresentar laudo. Depois, basta se dirigir à espera para aguardar o serviço. A primeira unidade a receber um espaço desse tipo foi o Expresso Cidadão do Pina, no Recife, inaugurado em janeiro de 2024. O Expresso Cidadão ainda elaborou a Cartilha de Apoio para Atendimento Especializado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *