Para marcar o Dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial, celebrado em 21 de março, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realiza uma série de atividades abertas ao público. O destaque fica para a ‘Kizomba Antirracista’, que inicia nesta quinta-feira e contará com o lançamento do 1º Caderno Alepe Antirracista, uma compilação de textos das palestras proferidas em novembro do ano passado. O evento, que começa a partir das 14h, busca sensibilizar sobre a importância de combater o racismo e promover a igualdade racial.
Além disso, será oferecido um curso gratuito de capacitação para servidores da Casa, com foco no enfrentamento à discriminação racial. A programação inclui palestras, debates e apresentações musicais, todas abertas ao público em geral. A abertura do evento é marcada pela atriz Naná Sodré e pela apresentação cultural da banda Café Preto, no auditório Sérgio Guerra, sede da Alepe. A programação conta com palestras como “21 de Março: Reflexões sobre o Caminho para a Igualdade Racial”, ministrada pela professora Valdenice Raimundo, da Unicap, e “A Contribuição da Cultura Afro-Brasileira para a Formação da Identidade Nacional”, com o professor Clébio Correia, da Uneal.
O curso Alepe Antirracista, iniciativa pioneira, trará temas como Fundamentos do Letramento Racial, Racismo Estrutural, Desconstrução do Racismo, Cultura Organizacional Antirracista, entre outros. O curso será coordenado pela equipe do professor Lepê Correia, em parceria com a Superintendência Geral da Alepe e a Escola do Legislativo (Elepe). Para o deputado Gustavo Gouveia, primeiro secretário da Alepe, será uma oportunidade de aprendizado e reflexão sobre a discriminação racial. O presidente da Assembleia, deputado Álvaro Porto, destaca a importância de estabelecer uma agenda antirracista na instituição e lutar por liberdade e igualdade para todos.