Moradores temem desabamento de barreira

Em Água Fria, população teme que a chegada das chuvas cause o desabamento de barreira que fica próxima a várias residências - Cortesia
Em Água Fria, população teme que a chegada das chuvas cause o desabamento de barreira que fica próxima a várias residências - Cortesia

Os moradores do bairro de Água Fria, na Zona Norte do Recife, estão apreensivos com a possibilidade de desabamento de barreira, com a chegada das chuvas. Eles já procuraram a Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) várias vezes e alegam que a gestão de João Campos (PSB) mandou funcionários da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) fazer a vistoria, mas que até o momento nada teria sido feito para resolver o problema.

O morro fica na rua das Barreiras e muitas moradias podem ser afetadas por um eventual desabamento de barreira, caso não sejam tomadas providências. Com medo do pior, os residentes têm se reunido há anos para cobrar medidas necessárias. Eles fazem parte de um grupo no Whatzapp em que se mantêm alertas, diariamente, sob o medo de uma tragédia.

Carolina dos Santos é a organizadora do grupo “Em luta da barreira” e afirma que sua angústia já dura 40 anos. Ela e os vizinhos estão muito preocupados com esse inverno e temem por suas vidas. “A gente tem um sentimento de desprezo, pois a gente vê tanto projeto na cidade para diversão, enquanto as barreiras caindo, ruas alagadas e nada é feito”, desabafa.

A colega Lucidalva Alves vive com o marido a apenas alguns metros de distância do local. Ela partilha da mesma insegurança. “Toda época de inverno é a mesma coisa. A gente nem dorme quando está chovendo. Muitas vezes é preciso sair de casa”, conta. Não é apenas em Água Fria que o inverno é temido. Nos morros periféricos da cidade o medo e a angustia fazem parte da rotina de quem vive na beira de uma encosta. E não é pouca gente. Cerca de 70% do território da capital pernambucana está encravado em morros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *