O deputado federal Clodoaldo Magalhães (PV/PE) foi nomeado vice-líder da Federação Brasil da Esperança, composta pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e Partido Verde (PV). A indicação reforça a representatividade do Partido Verde na esfera política, acrescentando mais uma camada de influência ao grupo, que atualmente conta com 81 parlamentares na Câmara.
Clodoaldo Magalhães, representando o PV, expressou que a vice-liderança acrescentará novas possibilidades de atuação na Câmara dos Deputados. Destacou que esse papel implica maior participação em comissões, permitindo orientação em votações, mesmo não sendo membro. O deputado enfatizou que o cenário político de 2024 trará desafios e responsabilidades adicionais.
Os líderes e vice-líderes, como Clodoaldo agora, desempenham funções importantes no processo legislativo e na articulação política. Além de integrar o Colégio de Líderes, influenciando a pauta de votações do Plenário, eles orientam suas bancadas em decisões importantes.
Eleito por Pernambuco, Clodoaldo Magalhães liderou a bancada verde em 2023, obtendo conquistas legislativas, incluindo a aprovação da Reforma Tributária e do Marco Fiscal, assim como a retomada de programas sociais essenciais. Para 2024, destaca-se a continuidade de importantes agendas, como a transição energética, sob a coordenação do líder da Federação, deputado federal Odair Cunha (PT/MG).