Formada a 1ª turma do Embarque digital

Ao todo, 134 formandos participaram da solenidade, a maioria já inserida no mercado, evidenciando o sucesso do programa. Edson Holanda / PCR
Ao todo, 134 formandos participaram da solenidade, a maioria já inserida no mercado, evidenciando o sucesso do programa. Edson Holanda / PCR

Em uma cerimônia realizada no Mirante do Paço, Bairro do Recife, a Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), em parceria com o Porto Digital, celebrou a formatura da primeira turma do Programa Embarque Digital. O evento marcou o encerramento das graduações iniciadas no segundo semestre de 2021 para os cursos de Sistemas para Internet e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Ao todo, 134 estudantes participaram da solenidade, a maioria já inserida no mercado de trabalho, evidenciando o sucesso do programa. O prefeito do Recife, João Campos, destacou a realização desse sonho pioneiro no Brasil, enfatizando que quase 60% dos formandos já estão empregados. O Embarque Digital representa o maior programa de ensino superior na área de tecnologia em uma cidade brasileira, consolidando o Recife como um hub de capital humano no Nordeste.

Os alunos certificados provêm de parcerias iniciais com a Faculdade Senac Pernambuco, a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e o Centro Universitário Tiradentes (Unit). O programa, com investimentos de R$ 30 milhões e a promessa de oferta de duas mil vagas até 2024, conta atualmente com cerca de 1600 estudantes distribuídos em cinco instituições de ensino superior parceiras.

De acordo com dados do último Censo de Ensino Superior de 2021, Recife lidera em estudantes per capita na área de tecnologia, mantendo um crescimento ascendente graças ao sucesso do Programa Embarque Digital. Os cursos considerados incluem Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação, Engenharia de Software, entre outros. Os novos estudantes selecionados para o programa, através do edital lançado em janeiro deste ano, iniciarão as aulas em março, reforçando o compromisso de ofertar duas mil vagas de cursos de graduação na área de tecnologia e inovação até o final de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *