PCR nomeia mais 101 agentes de saúde

A listagem com os nomes dos novos servidores municiais está publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (27) - Edson Holanda / PCR
A listagem com os nomes dos novos servidores municiais está publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (27) - Edson Holanda / PCR

O Diário Oficial do município divulgou a nomeação de 101 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs). Essa iniciativa faz parte do Plano de Expansão da Atenção Básica, que visa ofertar 100% de cobertura da Estratégia de Saúde Família no Recife. Com isso, a Prefeitura do Recife espera beneficiar cerca de 60 mil recifenses por meio de visitas domiciliares e cuidados integrais, concentrados na promoção da saúde, prevenção de doenças e acompanhamento das principais necessidades da população.

Os novos servidores terão um prazo de 20 dias para tomar posse e mais 15 dias para iniciar as atividades. Eles serão distribuídos nos sete Distritos Sanitários da capital pernambucana (exceto o DS VIII), com alocações específicas em cada distrito. Nesta etapa da expansão da Atenção Básica, 38 unidades de saúde serão priorizadas para receber os 101 agentes, fortalecendo equipes em unidades já existentes.

A gestão municipal ressalta a importância do ACS no Sistema Único de Saúde (SUS), destacando suas responsabilidades no cuidado integral e longitudinal proposto para uma equipe de saúde da família. Atualmente, cada ACS atende 650 pessoas, e com a expansão, esse número será reduzido para 560, garantindo maior qualidade nos serviços prestados.

A nomeação desses profissionais permite à Secretaria de Saúde do Recife “zerar” o banco da seleção pública de ACS do edital 2020, superando as expectativas iniciais. Este avanço é resultado do Programa Recife Cuida, que busca ampliar o acesso aos serviços de saúde, qualificar a gestão da rede, fortalecer os recursos humanos e reformar/construir novas unidades, com um investimento total de mais de R$ 400 milhões até 2024.

Desde 2021, mais de 2.500 aprovados em concurso foram nomeados para as unidades de saúde, e 101 unidades da rede de saúde foram requalificadas, com 28 reformas em andamento. Essa iniciativa reforça o compromisso da administração municipal em proporcionar um atendimento de qualidade e ampliar o acesso da população aos serviços de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *