Obras na PE-265 devem finalizar em março

Serviços executados pelo DER contempla trecho de 46,4 quilômetros que vai de Cruzeiro do Nordeste até a divisa com a Paraíba - Miva Filho/Secom
Serviços executados pelo DER contempla trecho de 46,4 quilômetros que vai de Cruzeiro do Nordeste até a divisa com a Paraíba - Miva Filho/Secom

A restauração e adequação da PE-265, em Sertânia, abrangendo um trecho de 46,4 quilômetros do distrito de Cruzeiro do Nordeste até o povoado de Pernambuquinho, na divisa com a Paraíba, está em andamento e deve ser concluída até março do próximo ano. O projeto, realizado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), utiliza práticas sustentáveis, incluindo reciclagem de pavimento para a construção da base e a aplicação do CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) nesse trecho.

Com um investimento de R$ 42 milhões, a intervenção beneficiará mais de 32 mil pessoas na região, proporcionando uma melhoria significativa na trafegabilidade e segurança dos usuários, graças a um pavimento mais resistente. Atualmente, cerca de 80% dos trabalhos, incluindo a reciclagem do pavimento e a aplicação da camada de asfalto no trecho após Sertânia, estão concluídos, com o tráfego sendo controlado pelo sistema “pare e siga”.

Os próximos passos incluem a recuperação do sistema de drenagem e a implantação da sinalização horizontal e vertical. O primeiro segmento, que vai de Cruzeiro do Nordeste ao entroncamento com a BR-232 até a cidade de Sertânia, está quase finalizado, restando apenas alguns serviços remanescentes. O secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Diogo Bezerra, destacou a adequação para receber o tráfego de veículos pesados que transportam mercadorias, escoando a produção agrícola e pecuária local, incluindo feijão, milho, soja, caju, laranja, entre outros.

Em 2023, o Governo de Pernambuco iniciou um amplo programa de recuperação da malha rodoviária do estado, investindo R$ 900 milhões em ações que englobam conservação, duplicação, restauração e triplicação das estradas em todas as regiões pernambucanas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *