O prefeito João Campos, ao lado do representante de Lula, o ministro das Cidades Jader Filho, celebrou a entrega das moradias populares do habitacional Encanta Moça 1 e 2, no bairro do Pina, proporcionando lares dignos a 600 famílias. Anteriormente, elas vivam em áreas de vulnerabilidade social, muitas em palafitas, agora passarão a morar em imóveis com sala, dois quartos, banheiro, cozinha e área de serviço.
Durante o evento, o prefeito destacou a importância da política nacional de habitação para transformar vidas, ressaltando o retorno do presidente Lula com o Minha Casa, Minha Vida. O prefeito João Campos ressaltou que a entrega representa a realização do sonho da casa própria para as famílias, especialmente durante o Natal. “Hoje é um dia muito especial para a nossa cidade. A gente está realizando o sonho da cidade e das famílias que viviam nas palafitas. Uma das maiores entregas que o Recife já viu. E esse dia não seria possível se a gente não tivesse uma grande política nacional de habitação de volta ao nosso país. Aqui está um exemplo de como é importante ter um pacto federativo que funcione”, elogiou Joao Campos.
Ele disse que com a volta do Minha Casa, Minha Vida, volta também a esperança das pessoas de terem suas casas próprias. A parceria entre a gestão municipal e federal foi elogiada pelo ministro Jader Filho, enfatizando o comprometimento com as famílias que vivem em palafitas. “Aqui tivemos todo o apoio da prefeitura, e quero agradecer a retomada desse pacto federativo. Isso é o que o presidente Lula tem pregado. Ele tem nos pedido muita atenção às famílias que moram em palafitas “, contou.
O complexo habitacional representa um investimento de mais de 150 milhões, incluindo parque, creche e unidade de saúde. As chaves dos apartamentos serão entregues gradualmente a famílias cadastradas das palafitas do Rio Pina, áreas beneficiadas pelo projeto de urbanização e aquelas impactadas pela construção da Via Mangue. A Prefeitura do Recife, em conjunto com a Autarquia de Urbanização do Recife (URB), coordenará o processo de mudança das famílias, esperando concluí-lo em aproximadamente 30 dias. Os edifícios, situados às margens da Via Mangue, foram financiados pelo Fundo de Arrendamento Residencial (FAR)/Minha Casa Minha Vida, com a prefeitura fornecendo a infraestrutura urbana. Cada habitacional possui 300 unidades, totalizando 600 apartamentos, com área de 44,5m2 e diversas comodidades, como centro comunitário, playground, praça, quadra, horta comunitária e bicicletário.