O Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, esteve em audiências estratégicas com os ministros de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro; e da Defesa, José Múcio Monteiro. Em destaque estava o projeto de exportação da produção da Masterboi de Canhotinho, no coração do Agreste Meridional.
Após um ano e meio de operação na região, a Masterboi projeta duplicar sua produção, resultando na geração de 1.300 a 1.500 empregos diretos. Atualmente, o frigorífico opera com 700 postos de trabalho e abate cerca de 500 bois por dia. Com os olhos voltados para o futuro, a empresa busca adentrar o mercado chinês, prometendo uma expansão significativa nos horizontes econômicos locais.
O deputado Álvaro Porto enfatizou a busca por apoio federal para impulsionar o projeto de exportação, enxergando-o como um catalisador para o aumento do emprego e das oportunidades de negócios em todo o Agreste e em Pernambuco como um todo. “Fomos buscar apoio federal para o projeto de exportação. Esta operação vai representar mais emprego e mais oportunidades de negócios para o Agreste e para Pernambuco inteiro”, disse Porto.
O parlamentar justificou que a Masterboi, desde sua fase inicial, já contribuiu para o desenvolvimento regional, transformando a pecuária e estimulando os setores de comércio e serviços. É uma indústria genuinamente pernambucana com sede no Recife e 23 anos de história, já exporta para mais de 45 países, oferecendo um variado mix de mais de 700 itens, incluindo carne bovina, espetinhos, carne de sol, charqueados e outros.
Além da unidade em Canhotinho, a empresa possui frigoríficos no Pará (São Geraldo Araguaia) e Tocantins (Nova Olinda), bem como um centro de distribuição e processamento no Recife, empregando cerca de 2,7 mil pessoas. O deputado Álvaro Porto vislumbra, como meta para 2024, a ampliação e melhoria do ambiente de negócios em Pernambuco, reforçando o compromisso da Assembleia Legislativa em atrair novas empresas para o estado. Com iniciativas como a da Masterboi, a região se posiciona como um polo de desenvolvimento econômico, prometendo um futuro mais robusto e próspero.