O jornalista e apresentador José Luiz Datena oficializou sua filiação ao PSB nesta sexta-feira (19) durante o encontro nacional da sigla em Brasília, contando com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin, da deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) e do ministro do Empreendedorismo, Márcio França. Datena emerge como o principal nome para compor a chapa liderada por Tabata na disputa pela Prefeitura de São Paulo nas eleições municipais de 2024, sendo inclusive já apelidados nas redes sociais por aliados como “Tabatena”.
Entretanto, a empolgação não foi compartilhada pelos seguidores de Tabata, que questionaram a aproximação com o comunicador de viés conservador, tido como reacionário e associado ao bolsonarismo, embora ele refute essa categorização. O ex-presidente Bolsonaro, que já elogiou Datena publicamente, uma vez o considerou “a menina mais bonita da praça” em referência a São Paulo. Datena respondeu de forma bem-humorada, afirmando não se ver como o modelo típico de beleza, mas achando interessante o elogio vindo de Bolsonaro.
Caso a pré-candidatura de Datena como vice-prefeito de São Paulo seja confirmada, será a quinta vez que o apresentador se compromete com um pleito, após desistir em quatro ocasiões anteriores. Vale ressaltar que esta filiação ao PSB marca a décima adesão do comunicador a um partido em menos de 10 anos. Ele já esteve no Partido dos Trabalhadores e siglas como o extinto PRP, PP, Democratas (atualmente União Brasil), MDB, PSL e por último estava no PSL.
Embora tenha feito muitos ensaios nessas legendas, nenhuma candidatura se consolidou. Agora, é esperar para saber se o apresentador estará figurando na vice de Tabata. Se depender dela, parece que sim. “Datena entende como poucos as principais dores dos paulistanos, e, assim como eu, tem diploma de realidade para saber enfrentar com propostas concretas os problemas da nossa cidade”, rasgou Tabata.