A terceira fase do Projeto Orla Parque já está em andamento, com a requalificação dos dez quiosques localizados na Avenida Brasília Formosa, no bairro de mesmo nome, e a reforma da sede da Associação Esportiva Cultural Sereias Teimosas. Lançado em setembro, esse projeto visa requalificar toda a orla da capital pernambucana, conectando Boa Viagem e Pina a Brasília Teimosa, totalizando 11 quilômetros.
Nesta etapa, a gestão municipal investe R$ 2,4 milhões, destacando a construção de novos quiosques em Brasília Teimosa, seguindo o padrão da Orla de Boa Viagem, mas com dimensões maiores, incluindo áreas de cozinha e bar. O prefeito João Campos enfatiza a criação do espaço para as Sereias Teimosas, um grupo de dança para idosas, como uma demanda atendida. “Três quiosques já estão em obra, e, até o final do mês, começaremos mais dois. No início do ano que vem, iniciaremos as entregas, fazendo com que a orla do recife se consolide como a melhor do Nordeste Brasileiro”, destacou o prefeito João Campos.
As obras, coordenadas pelo Gabinete de Projetos Especiais da Prefeitura do Recife, serão realizadas em duas etapas, com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2024. Os novos quiosques terão 39,8m² de área coberta, sendo 16m² de área interna, com estruturas de concreto de alto desempenho para garantir segurança e durabilidade. O projeto também prioriza a acessibilidade, com balcões adaptados para cadeirantes.
Além disso, os quiosques incorporarão elementos da identidade recifense, preservando a herança arquitetônica, a memória urbana e a cultura local. Destaca-se o uso de azulejos de tradição portuguesa no projeto, resgatando a memória urbana do Recife. Nesta etapa, a sede da Associação Esportiva Cultural Sereias Teimosas será requalificada, fortalecendo a identidade cultural local e incentivando o turismo na região.
O Projeto Orla Parque busca transformar a orla recifense em um grande parque linear, com centralidades, melhorias na segurança, iluminação, construção de banheiros e reforma do calçadão, além do aumento da área verde. A primeira fase foi concluída em março deste ano, com a entrega dos 60 quiosques de Boa Viagem reformados. A segunda fase está em andamento, incluindo a reforma de sanitários existentes e a construção de novos.