O superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Danilo Cabral, e diretores da autarquia estiveram no Palácio das Princesas para discutir temas relacionados à atração de investimentos para Pernambuco em 2024 e à possibilidade de contratação de operações de crédito para impulsionar a geração de emprego e renda na região.
Danilo Cabral destacou a importância de garantir equidade de oportunidades e ressaltou que os incentivos desempenham um papel crucial nesse esforço, visando proporcionar condições equitativas para os 60 milhões de nordestinos e todos os brasileiros em outras regiões. Ele reforçou o compromisso da Sudene em contribuir com todo o Nordeste. “A Sudene veio para somar ao conjunto dos governadores, para que façamos mais não só por Pernambuco, mas por todo o Nordeste”, ressaltou Danilo Cabral.
O desenvolvimento de Pernambuco foi a pauta principal do encontro, abrangendo áreas econômicas, sociais e ambientais. A governadora Raquel Lyra expressou a importância de construir convergências para que o estado possa recuperar sua posição de liderança no Nordeste. Além disso, destacou a necessidade de cooperação com a Sudene para gerar mais oportunidades para os pernambucanos. Outra reunião de trabalho já está agendada para dar continuidade a essas discussões.
Durante a reunião, foi abordada ainda a Reforma Tributária, com foco na renovação dos incentivos para as indústrias automobilísticas. Raquel Lyra ressaltou a contribuição positiva desse setor, em particular a indústria da Stellantis na Zona da Mata Norte do estado, que tem impulsionado a produção de automóveis de alta tecnologia, gerando empregos e renda. Participaram da reunião a vice-governadora Priscila Krause também participou da reunião, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, o assessor da governadora, José Pereira, e os diretores da Sudene de Gestão de Fundos e Incentivos Fiscais, Heitor Freire, de Planejamento, Álvaro Ribeiro, e de Administração, José Lindoso.