Blitzes no Recife visam evitar mortes e lesões

 Agentes da CTTU estão sensibilizando condutores para evitar excesso de velocidade nas vidas do Recife e alcoolemia - Josenildo Gomes/CTTU
 Agentes da CTTU estão sensibilizando condutores para evitar excesso de velocidade nas vidas do Recife e alcoolemia - Josenildo Gomes/CTTU

A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), anunciou uma intensificação nas operações de fiscalização neste mês de dezembro, visando garantir um trânsito mais seguro. A iniciativa busca coibir práticas como excesso de velocidade e a condução sob efeito de álcool. As operações, iniciadas nesta terça-feira (12), contam com agentes de trânsito em blitze sinalizadas nas principais avenidas da cidade, especialmente aquelas que registraram elevado índice de sinistros em dezembro de 2022.

Denominada “Bora Viver 2024”, a campanha envolve abordagens com foco em fiscalização e educação, buscando informar os motoristas sobre práticas seguras. O mês de dezembro de 2021 registrou 123 sinistros com vítimas, enquanto dezembro de 2022 apresentou um aumento alarmante de 47%, totalizando 181 ocorrências. Esse dado alerta para fatores de risco associados às festividades, como alcoolemia e excesso de velocidade.

“Olhar para as informações registradas estatisticamente nos ajuda a potencializar os nossos resultados, que é garantir uma mudança de comportamento para salvar vidas. Então observamos esse aumento entre os meses de dezembro de 2021 e de 2022 e começamos dezembro de 2023 tentando mudar essa realidade de desrespeito no trânsito para que todo mundo consiga chegar bem ao próximo ano”, destaca o gerente geral de operação e fiscalização da CTTU, Nilton Prazeres.

Dados revelam que 40% das ocorrências com vítimas em dezembro de 2022 ocorreram entre sexta-feira e domingo. Além disso, os feriados reduzem o fluxo de veículos, podendo incentivar o excesso de velocidade. Já André Correia, coordenador de fiscalização da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária no Brasil, ressalta que a fiscalização é importante para promover a segurança viária, junto com a comunicação e a educação para o trânsito.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta o excesso de velocidade como o principal fator de risco para sinistros de trânsito, responsável por aproximadamente 50% das mortes em países em desenvolvimento. O consumo de álcool ao dirigir pode aumentar em 17 vezes o risco de ocorrência com vítimas. Outros comportamentos, como uso correto de capacete e cinto, também são destacados como essenciais para a segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *