Exu: contagem regressiva para o Viva Gonzagão

Festival vai agitar a cidade com eventos culturais e seminário, que terá a presença de autoridades e de ministros do governo Lula - Reprodução
Festival vai agitar a cidade com eventos culturais e seminário, que terá a presença de autoridades e de ministros do governo Lula - Reprodução

O tradicional Festival Viva Gonzagão, celebrando os 111 anos do nascimento de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, promete agitar a cidade de Exu, entre os dias 13 e 17 de dezembro deste ano. A Prefeitura Municipal anunciou o evento nas redes sociais, destacando o apoio do Governo de Pernambuco, por meio da Secult-PE e da Fundarpe, para homenagear um dos maiores ícones da cultura brasileira que nasceu nesse município, distante 615 quilômetros do Recife.

O Festival Viva Gonzagão oferecerá uma programação diversificada, incluindo apresentações de cantores de forró, eventos literários e poéticos, além de outras atividades culturais. A iniciativa conta com o intuito de celebrar o legado de Luiz Gonzaga e enaltecer a riqueza da cultura nordestina. Como parte das festividades, a cidade e a Fundação Casa Grande organizam o IV Seminário da Chapada do Araripe, Patrimônio da Humanidade. Com a abertura prevista para 11 de dezembro, o evento deverá contar com a presença membros da comunidade científica e autoridades locais.

O objetivo do seminário é consolidar o protagonismo do povo pernambucano na construção do dossiê para a candidatura da Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade junto à UNESCO. A proposta é integrar o seminário ao Festival Viva Gonzagão, fortalecendo laços entre a cultura popular, a sustentabilidade e o legado de Luiz Gonzaga. Destaca-se na programação oficial o dia 13, a assinatura da lei que reconhece a Chapada do Araripe como paisagem cultural pernambucana. A cerimônia contará com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes; do ministro da Educação, Camilo Santana; Marina Silva, do Meio Ambiente; e do presidente do Iphan, Leandro Grass. A governadora Raquel Lyra também é esperada no evento.

O prefeito Raimundinho Saraiva ressalta a importância da oportunidade para fortalecer a sustentabilidade, a cultura popular e o legado de Luiz Gonzaga, unindo a comunidade em torno da majestosa Chapada do Araripe. O Festival Viva Gonzagão e o IV Seminário da Chapada do Araripe prometem ser eventos memoráveis, enaltecendo a diversidade cultural e o patrimônio único da região pernambucana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *