Semana da Juventude terá presença de Lula

A pernambucana Karina Santos estará presente no evento que vai debater impactos do Estatuto da Juventude nas políticas para jovens - Divulgção
A pernambucana Karina Santos estará presente no evento que vai debater impactos do Estatuto da Juventude nas políticas para jovens - Divulgção

Jovens de diversas regiões do Brasil se reunirão na 4ª Semana Nacional da Juventude, em Brasília, de 14 a 17 deste mês. O evento irá abordar os impactos do Estatuto da Juventude nas políticas públicas para os jovens durante a primeira década de sua implementação, além de discutir questões relacionadas à Amazônia. O presidente Lula já confirmou sua presença na abertura da conferência. Nesta edição, o site oficial do Brasil Participativo registra mais de 29 mil participações, com 2.140 propostas apresentadas nas fases preparatórias do encontro e 74.408 votantes.

Essas propostas serão debatidas durante a conferência, que contará com a presença de 60 delegados de todo o país, com custos cobertos pelo Governo Federal. A expectativa é que gestores estaduais e municipais, conselheiros estaduais, jovens ativistas ambientais e climáticos, assim como jovens indígenas, participem da Semana da Juventude. Representantes internacionais dos países amazônicos também são aguardados.

O tema central será uma avaliação dos dez anos do Estatuto da Juventude e seus impactos, abordando ainda questões relacionadas às juventudes da Amazônia ao longo da programação de seminários, conferências e painéis. Durante o evento, estão previstos o lançamento de projetos e programas do Governo Federal, com o objetivo de aprimorar a qualidade de vida da juventude brasileira, envolvendo diferentes ministérios.

Karina Santos, jovem pernambucana, destaca a importância desse encontro como um instrumento valioso para que a juventude possa indicar ao governo as ações necessárias para atender suas demandas. “Através deste importante instrumento de participação, a juventude indica ao governo as ações e políticas públicas necessárias a atender as reais demandas, anseios e necessidades vivenciadas pelos jovens do Brasil”, afirma Karina. Ela destaca que o evento reflete o compromisso do atual governo com o futuro do país, proporcionando um espaço significativo para escuta, debates e decisões. “Estou muito feliz em ter sido convidada e poder prestigiar tão importante evento”.

A conferência, dividida por eixos, terá votações para cada proposta, sendo que as mais votadas serão debatidas e aprovadas pelos delegados. As propostas escolhidas serão transformadas em políticas públicas. A Semana Nacional da Juventude é uma iniciativa da Secretaria-Geral da Presidência, em colaboração com o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), com o objetivo de promover a participação social dos jovens e fortalecer a política nacional de juventude.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *