O prefeito Sivaldo Albino (PSB) está determinado em fazer o maior Festival de Inverno de Garanhuns dos últimos tempos. Para isso, tem trabalhado em ações que garantam a realização do evento sem a participação do Governo do Estado. Ele acaba de anunciar mais uma novidade para a próxima edição. A cidade no Agreste Meridional ganhará o Museu do FIG, que já está com as obras aceleradas e até o início do segundo semestre de 2024 será entregue à população.
O museu, que receberá o nome do ex-governador Eduardo Campos, representa um investimento de pouco mais de R$ 2,5 milhões e tem o objetivo de impulsionar ainda mais o turismo na região. Sivaldo Albino já afirmou que a 32ª edição do Festival de Inverno será cem por cento organizada pela prefeitura municipal, em resposta aos desentendimentos ocorridos este ano entre o governo estadual e municipal.
A celeuma envolvendo o FIG surgiu exatamente quando o prefeito fez o anúncio que sua gestão assumiria a organização do evento. No entanto, a governadora Raquel Lyra (PSDB) se apressou e divulgou as datas do FIG 2024, transferindo a festa para Gravatá, cidade mais próxima à capital, um dia após o anúncio de Sivaldo Albino.
Sem se deixar abalar pela mudança, Sivaldo Albino reiterou sua decisão de realizar a festa em Garanhuns e está acelerando as obras do museu, ao mesmo tempo em que organiza o evento. Pelo panorama atual, parece que teremos duas festas distintas: uma em Garanhuns, com data confirmada entre 18 a 28 de julho, conforme antecipado pelo governo pernambucano, e outra, organizada pela prefeitura local.