Funcionária que denunciou HDH é demitida

Patrícia Lopes denunciou o hospital em vídeo postado nas suas redes sociais, mostrando situações irregulares na unidade de saúde - Podacochar
Patrícia Lopes denunciou o hospital em vídeo postado nas suas redes sociais, mostrando situações irregulares na unidade de saúde - Podacochar

Após graves denúncias contra o Hospital Metropolitano Sul Dom Helder Câmara (HDH), localizado no Cabo de Santo Agostinho, feitas por funcionários da própria unidade e pelo Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren), a direção do hospital anunciou o afastamento de uma de suas funcionárias, Patrícia Lopes. Ela foi responsável por relatar as precárias condições de trabalho na instituição, por meio de um vídeo.

Segundo Patrícia Lopes, técnica de enfermagem, a coordenação do HDH a convidou para reunião com a supervisão do setor de enfermagem e de Recursos Humanos e informou de sua demissão, no dia de ontem (29). Patrícia trabalhava no local há um ano e três meses. Ela manifestou indignação com a situação, afirmando: “Estou saindo de cabeça erguida, fiz o certo e não me arrependo de nada. Agora, ser tratada dessa forma, sendo praticamente expulsa do hospital, pois mandaram pegar os meus pertences e me escoltaram até a portaria.”

O vídeo divulgado por Patrícia anteriormente expõe claramente a condição precária no hospital Dom Helder. Nas imagens, é possível observar pacientes sem lençóis, falta de material básico como algodão para curativos, macas no chão e pacientes sem a devida assistência. Na emergência ortopédica, com capacidade para quatro pacientes, a situação é alarmante, com 26 internados. Enquanto na área de clínica médica e cardiologia, com capacidade para 10 pessoas, havia pelo menos 41 pacientes internados, conforme a denúncia.

Após a divulgação do vídeo, autoridades competentes como Coren e a Vigilância Sanitária realizaram inspeções na instituição, confirmando as diversas irregularidades apontadas. Foram identificadas insalubridades, pacientes entubados em macas, superlotação, entre outras. O Hospital Dom Helder Câmara foi notificado pelas autoridades de saúde.

O Dom Helder Câmara (HDH) foi inaugurado em julho de 2010 e é o segundo dos três hospitais públicos construídos na Região Metropolitana do Recife na gestão do então governador Eduardo Campos. Ele oferece serviços de urgência e emergência 24 horas, clínica médica, cirurgia geral, traumato-ortopedia e cardiologia.

4 comentários sobre “Funcionária que denunciou HDH é demitida

  1. Infelizmente a saúde pública e uma vergonha vai ser sempre assim em quantos uns tenta tirar a venda os olhos outros tentam deixar a todo custo para que o povo não passe a enxergar a realidade e passe a lutar pelos seus direitos parabéns Patrícia pela sua coragem e atitude de querer ver um dia esse país melhor um país mais justo e honesto e difícil porque a bandidagem e a corrupção está tomando conta de tudo essa e a realidade mais não podemos perde a fé e a esperança que um dia possa melhorar.

  2. Infelizmente a saúde pública e uma vergonha vai ser sempre assim em quantos uns tenta tirar a venda dos olhos outros tentam deixar a todo custo para que o povo não passe a enxergar a realidade e passe a lutar pelos seus direitos parabéns Patrícia pela sua coragem e atitude de querer ver um dia esse país melhor um país mais justo e honesto e difícil porque a bandidagem e a corrupção está tomando conta de tudo essa e a realidade mais não podemos perde a fé e a esperança que um dia possa melhorar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *