Juntos pela Segurança chega com RS 1,3 bilhão

Programa substitui o antigo Pacto pela Vida, símbolo da gestão PSB, e foi apresentado nesta manhã na Arena Pernambuco – Arthur Mota/Folhape
Programa substitui o antigo Pacto pela Vida, símbolo da gestão PSB, e foi apresentado nesta manhã na Arena Pernambuco – Arthur Mota/Folhape

Há quatro meses, o estado aguardava ansiosamente o plano de ação para a segurança dos pernambucanos. A governadora Raquel Lyra, eleita com a promessa de priorizar essa área, surpreendeu ao descontinuar o principal programa da gestão passada, o Pacto pela Vida, implantado em 2007 pelo então governador Eduardo Campos. Esse movimento resultou em um amargo aumento nos indicadores de violência, recolocando o estado entre os primeiros no preocupante ranking nacional de crimes.

O Juntos pela Segurança chega com o anúncio de recursos adicionais, alcançando agora a expressiva marca de R$ 1,3 bilhão, visando a redução de 30% nos crimes violentos em Pernambuco até o término do mandato de Raquel Lyra. A proposta foi apresentada nesta manhã na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, no Grande Recife, diante de chefes da Secretaria de Segurança Social (SDS), Gestão e Desenvolvimento Regional, lideranças políticas e a imprensa.

Raquel reconheceu a ousadia da meta, mas enfatizou que, com o apoio dos municípios, das instituições e da sociedade civil, a realização desse objetivo se tornará mais palpável. “Esse plano foi construído com muitas mãos, respeitando o processo democrático e a capacidade de buscar diálogo para uma construção coletiva,” afirmou. O programa foi elaborado com a participação ativa da sociedade civil, por meio de oficinas temáticas com especialistas e a inclusão popular de profissionais e da população em geral. Ela sublinhou: “Segurança pública se faz junto, unindo as forças e os poderes constituídos para garantir legitimidade.”

A governadora detalhou as medidas para combater a insegurança. Segundo o plano, o estado será dividido em nove territórios, de acordo com o tipo de ocorrência, e serão construídos dois novos batalhões da Polícia Militar. Além disso, haverá um incremento de 15 delegacias da Polícia Civil e 14 unidades do Corpo de Bombeiros. O sistema prisional contará com 7.950 vagas, e o governo estadual estabelecerá parcerias com as gestões municipais, requalificará espaços públicos e ampliará a fiscalização através do monitoramento com 2 mil câmeras de alta definição.

O governo também planeja adquirir novas viaturas e eliminará as faixas salariais na polícia, para isso enviará um projeto de lei à Assembleia Legislativa de Pernambuco. Estiveram presentes no evento lançando o programa, além da governadora Raquel Lyra, a vice, Priscila Krause (Cidadania), o Secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho. Também estiveram presentes deputados estaduais, prefeitos de diversos municípios do estado, lideranças da sociedade e policiais militares, civis, agentes penitenciários e bombeiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *