Mais 69 policiais mulheres são nomeadas

Servidoras irão reforçar as atividades das unidades prisionais do estado, junto aos outros 338 policiais penais empossados - Miva Filho/Secom
Servidoras irão reforçar as atividades das unidades prisionais do estado, junto aos outros 338 policiais penais empossados - Miva Filho/Secom

O Governo do Estado oficializou a nomeação de 69 policiais penais do sexo feminino, marcando o segundo aumento no efetivo em menos de três meses, sob a gestão da governadora Raquel Lyra. Essas novas servidoras reforçarão as atividades nas unidades prisionais, juntando-se aos 338 policiais penais empossados no mês passado. O total de convocados, 407, ultrapassa o dobro do previsto no concurso de 2021, originalmente destinado a 200 profissionais.

A governadora Raquel Lyra destacou a importância dessa nomeação para combater os altos índices de criminalidade em Pernambuco, expressando a intenção de tornar o sistema penitenciário um exemplo nacional. “Com a nomeação dessas policiais penais nós damos mais um passo no sentido de virar a página dos altos índices de criminalidade no estado de Pernambuco. Essas mulheres vão se juntar a tantos outros agentes de segurança para fazer com que o nosso sistema penitenciário se torne um exemplo para todo o Brasil”.

As novas policiais penais concluíram um treinamento de quatro meses, abrangendo aspectos operacionais e administrativos, como testes de aptidão física, avaliação psicológica, curso de formação profissional e estágio nas unidades prisionais. O curso também incluiu disciplinas específicas, como intervenções prisionais, abordagens táticas, administração prisional, orçamento prisional, ética e direitos humanos.

Com isso, o governo está fortalecendo o sistema prisional com um investimento previsto de R$ 105 milhões no orçamento de 2024. Esses recursos serão direcionados para a conclusão de obras, aquisição de equipamentos de segurança e outras necessidades. Em 2023, a gestão anterior destinou R$ 20,3 milhões para a construção de novas unidades prisionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *