Lojas chinesas invadem shoppings centers

Felipe Aquino, supervisor nacional de franquias, destaca a mudança não apenas na cidade do Recife, mas em outras capitais do país – Divulgação
Felipe Aquino, supervisor nacional de franquias, destaca a mudança não apenas na cidade do Recife, mas em outras capitais do país – Divulgação

A tão aguardada Black Friday finalmente começou, com lojistas ansiosos e preparados para atrair clientes em busca de vantagens. Uma novidade que se destaca este ano é a presença crescente de estabelecimentos chineses nos shoppings centers, normalmente ocupados por lojas de produtos mais sofisticados. Ao passear por esses centros comerciais, como o RioMar e o Recife, é evidente a presença de várias dessas novas lojas.

Felipe Aquino, supervisor nacional de franquias, destaca essa mudança não apenas no Recife, mas em outras capitais do país. “Os shoppings estão abrindo espaço para lojas chinesas, agora com um design mais elaborado, e oferecendo produtos semelhantes aos encontrados em lojas de preços mais baixos nos centros das cidades”. Aquino relata que tem havido reclamações de lojistas nos grupos de shoppings aos quais ele participa. “Lojas que vendem produtos de alta qualidade, como os copos da Stanley, agora competem com estabelecimentos de menor qualidade que oferecem preços bem inferiores. Muitas pessoas preferem comprar uma garrafinha mais barata que atende à mesma finalidade”, explica.

Essa mudança no cenário dos shoppings está gerando apreensão entre as lojas mais caras, que temem pela sustentabilidade a longo prazo. Felipe Aquino destaca que essa tendência de mudança no mercado também está relacionada à nova geração “Z”, que está alterando a forma de consumir, abandonando métodos tradicionais e optando cada vez mais pelo mercado online.

Apesar das preocupações, o empresário Hugo Pimentel está confiante nas vendas durante a maior promoção do ano. Ele e sua equipe se prepararam durante todo o mês para o período da Black Friday. “A gente já vem trabalhando com valores diferenciados, e eu senti que os shoppings começaram a ter uma circulação maior de clientes. Vamos aguardar o final do dia, quando começa a esquentar mais”. Hugo finalizou ressaltando que em relação ao mesmo período do ano passado, já percebe uma pequena melhora. “Já estamos colhendo alguns frutos”, disse Hugo Pimentel, proprietário de lojas da Ortobom nos shoppings Tacaruana e Plaza Casa Forte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *