O Diário Oficial deste sábado (11) publicou o edital do concurso público para a Polícia Militar e Bombeiro Militar de Pernambuco. O concurso oferece um total de 3.360 vagas, divididas entre 300 vagas para Oficial da Polícia Militar, 60 para Oficial do Corpo de Bombeiros Militar, 2.4 mil para Praça da Polícia Militar e 600 vagas para Praça do Corpo de Bombeiros Militar. Somando-se aos concursos da Polícia Civil e Polícia Científica, o Estado está criando 4.019 novas vagas nas forças de segurança. O Instituto AOCP vai organizar o certame, com inscrições iniciando em 13 de novembro e encerrando em um mês. As provas estão marcadas para 21 de janeiro de 2024 (Bombeiros) e 28 de janeiro de 2024 (PM).
A governadora Raquel Lyra enfatizou o compromisso em fortalecer a segurança pública, planejando um investimento de R$ 1 bilhão até o final de 2026. As provas dos concursos ocorrerão regionalmente nas cidades de Recife, Caruaru e Petrolina. “Estamos fazendo a nossa parte, com muita organização, planejamento, investimento e trabalho para proteger a vida das pernambucanas e pernambucanos e de todos aqueles que vivem em Pernambuco ou visitam nosso Estado. A realização dos concursos é mais um passo nesse sentido. Tenho certeza que as forças de segurança estaduais ganharão novos servidores comprometidos em zelar pelo bem-estar da população. E não vamos parar aqui”, avisou a governadora Raquel Lyra.
O governo estadual também anunciou um concurso com 214 vagas para a Polícia Científica, distribuídas entre agentes de medicina legal, médicos legistas e peritos criminais. O concurso da Polícia Civil, com 445 vagas para agentes, escrivães e delegados, terá o edital publicado em 15 de dezembro, com previsão de provas em fevereiro de 2024. Além disso, a Polícia Penal recebeu 338 novos policiais penais em 2023, e houve investimentos em infraestrutura, incluindo a entrega de viaturas e coletes balísticos para as forças de segurança.