Chef César Santos capacita merendeiras

Governo de Pernambuco vem oferecendo treinamento para as profissionais que atuam nas escolas estaduais - Miva Filho/Secom
Governo de Pernambuco vem oferecendo treinamento para as profissionais que atuam nas escolas estaduais - Miva Filho/Secom

O Governo do Estado proporcionou treinamento a um grupo de 11 merendeiras que atuam nas escolas estaduais dos municípios de Gravatá, Vitória de Santo Antão, Bezerros e Caruaru. A finalidade da capacitação, conduzida pelo Instituto César Santos, foi aprimorar a qualidade das refeições servidas nas escolas. A governadora Raquel Lyra participou do encerramento do curso, que culminou com um almoço na Escola Estadual de Referência em Ensino Médio Eurico Queiroz, em Bezerros, para os 891 alunos.

O projeto, denominado “Merenda Boa”, visa oferecer refeições de maior qualidade aos estudantes, promovendo a diversificação do cardápio e a introdução de alimentos mais naturais nas escolas, com a redução do uso de produtos industrializados. Além dos investimentos em infraestrutura e equipamentos, o governo reconhece a importância das merendeiras, que desempenham um papel fundamental no cuidado com os alunos.

“Nós temos investido muito na merenda escolar, nos novos contratos, na aquisição de insumos como freezer, geladeira e fogão industrial, mas também é importante que a gente trabalhe com quem cuida desses meninos, que são as merendeiras, tão amadas por todos”, ressaltou a governadora. A prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino, também acompanhou a iniciativa.

A secretária de Educação, Ivaneide Dantas, ressaltou que o projeto se baseia em ingredientes já disponíveis no Programa Nacional de Alimentação Escolar, com o propósito de criar refeições atraentes e nutricionalmente equilibradas para os estudantes. As merendeiras que participaram do curso elogiaram a experiência e estão prontas para aplicar o conhecimento adquirido em suas cozinhas.

O projeto envolveu uma equipe de cozinheiros profissionais liderada pelo chef César Santos, que compartilhou técnicas de manipulação, higienização e segurança alimentar, com o objetivo de incluir novas receitas no cardápio das escolas. Esta foi a primeira turma do projeto, que será expandido para outras regiões do estado. A iniciativa ocorreu em parceria com o “Merenda por Grandes Chefs” do Instituto César Santos, que já atua há uma década na área. Além disso, a formação incluiu a conscientização dos alunos e suas famílias sobre a importância de uma alimentação saudável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *