João Campos debate inovação em cidades

Prefeito do Recife participou de importante evento sobre o papel da inovação na transformação do setor público - Paulo Negreiros/PCR
Prefeito do Recife participou de importante evento sobre o papel da inovação na transformação do setor público - Paulo Negreiros/PCR

Durante sua visita à capital federal, o prefeito João Campos participou ontem (8) de um relevante debate sobre Inovação em Cidades, inserido na Semana de Inovação. Promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Tribunal de Contas da União (TCU), este evento, o maior do gênero na América Latina, destaca-se como referência na discussão sobre o papel da inovação na transformação do setor público.

João Campos abordou os desafios para a transformação da infraestrutura e serviços públicos, visando a construção de cidades mais resilientes. Ele destacou a necessidade de desenvolver e incorporar tecnologias para transformar os centros urbanos, ressaltando a agilidade necessária para enfrentar problemas cada vez mais complexos. O prefeito do Recife enfatizou a crescente importância da tecnologia na tomada de decisões nas cidades, destacando que, em Recife, o uso da tecnologia para implementar abordagens inovadoras às necessidades da população já é uma realidade.

“Recife é um polo de tecnologia e inovação no Brasil. São 430 empresas de tecnologia na cidade, que empregam mais de 17 mil pessoas de forma direta e que estão organizadas, com uma governança compartilhada, no Porto Digital. E nós temos uma interlocução permanente com este ecossistema. Este ambiente de tecnologia nos ajuda na cidade e nós temos uma gestão que vive este espírito de favorecer e incentivar a inovação”, explicou João Campos.

O prefeito também disse que o salto digital na cidade ocorreu durante a vacinação contra a Covid-19, quando a plataforma Conecta Recife evoluiu de um banco de dados com 8 mil cadastros para o relacionamento direto com mais de 1,7 milhão de recifenses. Segundo ele, a prefeitura digitalizou todos os serviços por meio do Portal de Serviços, reunindo mais de 500 serviços municipais em uma única plataforma, simplificando o acesso do cidadão aos serviços públicos.

Atualmente, 70% dos serviços públicos da Prefeitura Municipal estão no Conecta Recife, a maior ferramenta de dados da cidade. Esse avanço permitiu uma mudança na lógica de funcionamento da gestão, com a criação de uma esteira de transformação digital para identificar e oferecer serviços aos cidadãos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *