Pequenos negócios alavancam empregos

Micro e pequenas empresas tiveram, em setembro, o segundo maior número de empregos gerados em 2023 – Reprodução/Sebrae
Micro e pequenas empresas tiveram, em setembro, o segundo maior número de empregos gerados em 2023 – Reprodução/Sebrae

O saldo positivo na geração de empregos no Brasil continua sendo impulsionado principalmente pelas micro e pequenas empresas (MPEs). De acordo com um levantamento realizado pelo Sebrae com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em setembro, os pequenos negócios foram responsáveis pela criação de mais de 147 mil empregos, o que representa cerca de 69,5% do total de novas vagas no mercado de trabalho. Esse é o segundo melhor resultado mensal do ano, ficando atrás apenas do total de vagas registrado no mês de agosto.

Em setembro, o Brasil criou um total de 211,7 mil novos postos de trabalho. No acumulado do ano, o país já contabiliza 1,5 milhão de novos empregos, dos quais 1,1 milhão foram gerados pelos pequenos negócios, representando 71% do total. Enquanto isso, as médias e grandes empresas (MGEs) contribuíram com 307,9 mil empregos, ou seja, 19,2% do total.

Décio Lima, presidente do Sebrae, enfatiza que esses números positivos refletem a retomada da prosperidade no país e destaca a importância da geração de empregos para o fortalecimento da economia nacional. Ele salienta que o empreendedorismo desempenha um papel crucial no resgate da dignidade e inclusão social dos brasileiros.

No que diz respeito aos setores, o de serviços liderou a criação de novos empregos em setembro de 2023, com 68,4 mil vagas preenchidas entre as MPEs, seguido pelo comércio, que gerou 37,3 mil empregos, e pela construção, com 19,8 mil empregos gerados. Entre as MGEs, os setores de serviços, indústria da transformação e comércio se destacaram.

No acumulado do ano de 2023, as MPEs continuaram liderando na criação de vagas, com destaque para os setores de serviços, construção e comércio. Nas MGEs, os setores que mais se destacaram foram serviços, indústria da transformação e construção.

Em relação às atividades econômicas, as MPEs que mais contribuíram para a geração de empregos em setembro foram restaurantes e estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas, além da construção de edifícios. Entre as MGEs, as atividades que mais se destacaram foram a fabricação de açúcar em bruto, locação de mão de obra temporária e limpeza em prédios e domicílios.

*As informações são da Agência Sebrae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *