A Prefeitura do Recife está realizando um investimento de mais de R$ 200 milhões na expansão da rede municipal de ensino, com o objetivo de aprimorar os indicadores educacionais. Nesta terça-feira, o prefeito João Campos visitou a nova Creche Escola da Mustardinha, que se integrará à rede municipal de ensino, aumentando o número de vagas disponíveis em creches. Além disso, foi anunciada a construção de um Centro de Referência da Primeira Infância do Recife (CRIAR) no mesmo terreno, com um investimento de mais de R$ 4,5 milhões.
“Aqui, serão criadas 240 vagas. O projeto original previa 120 vagas, mas conseguimos aumentar o número, realocando a área administrativa para um prédio vizinho, priorizando a criação de novas vagas”, explicou o prefeito João Campos. Ele destacou que a prefeitura já abriu mais de 6.500 vagas de educação infantil desde o início de sua gestão, incluindo 4.000 novas vagas em creche e 2.500 vagas na pré-escola.
“Estamos a caminho de atingir 70% da meta de duplicar o número de vagas em quatro anos, e estamos comprometidos em fazê-lo com entusiasmo e deixando uma marca na história, porque temos compromisso e expertise”, acrescentou.
A Creche Escola da Mustardinha possui uma área total de construção de 911,04m² e oferece diversos espaços, incluindo secretaria, diretoria, sala dos professores, coordenação, recepção, banheiros, pátio, DML, cozinha, lavanderia, copa, depósito, área de serviço, dez salas de aula, biblioteca com sala multiuso, sala de recursos multifuncionais, berçário e solário. O local terá capacidade para acomodar um total de 240 estudantes, desde o berçário até o Grupo V.
O CRIAR, além de oferecer atendimentos convencionais, abrigará também todo o bloco administrativo da creche, aproximando a população do local histórico da própria comunidade. Este é o segundo prédio do Centro de Referência da Primeira Infância construído no Recife. O primeiro, localizado na Madalena, na Zona Norte, foi inaugurado este ano, em junho, durante as programações da Semana do Bebê.
O espaço é dedicado ao desenvolvimento da criança na primeira infância, com atividades que promovem a ludicidade e a interatividade em diferentes ambientes. A primeira infância, que engloba o período do nascimento aos seis anos de idade, é uma das maiores prioridades da atual gestão municipal. O atendimento a essa faixa etária tornou-se uma das principais prioridades para a construção de políticas públicas com foco na interdisciplinaridade.