Orquestra Cidadã sensibiliza o Vaticano

Os meninos e meninas de Pernambuco se apresentaram no Vaticano ontem e hoje fazem concerto com a presença do Papa – Carlos Eduardo Amaral/OCC/Divulgção
O concerto pernambucano se apresentou no Vaticano ontem e hoje faz nova apresentação para o Papa – Carlos Eduardo Amaral/OCC/Divulgção

Com o nobre propósito de sensibilizar o mundo em prol do fim das guerras, um grupo de jovens pernambucanos dirigiu-se ao Vaticano para apresentar um concerto especial ao Papa. A Orquestra Criança Cidadã, composta por talentosos meninos e meninas de Recife e Ipojuca, realizou sua primeira apresentação durante o evento “Concerto para a Paz”. Esta orquestra, composta por 25 jovens com idades entre 14 e 21 anos, tem como missão a promoção da paz e se uniu a músicos da Itália e de regiões conflituosas, como Rússia e Ucrânia, com o intuito de sensibilizar o mundo para a causa da paz.

O concerto terá duas apresentações. A primeira ocorreu nesta sexta-feira no Altar-mor da Basílica de São Pedro, enquanto a segunda está programada para este sábado (4), na Sala Paulo IV, com a presença do Papa Francisco, a partir das 16h, no horário de Roma. A Orquestra Criança Cidadã é composta por músicos que residem em locais desfavorecidos, como o Coque, um bairro de Recife com um dos piores índices de desenvolvimento humano, e Camela, um distrito de Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife. Este projeto foi criado com o propósito de oferecer oportunidades para crianças e jovens dessas regiões marginalizadas por meio da música.

Para as duas apresentações no Concerto para a Paz, foram selecionadas músicas de compositores russos, ucranianos, italianos e argentinos, em homenagem ao Papa. O repertório inclui obras clássicas de países envolvidos em conflitos, além de peças como “Aquarela do Brasil” de Ary Barroso, “Três Peças Nordestinas” de Clóvis Pereira, o “Prelúdio da Bachianas 4” de Villa-Lobos e, em homenagem ao Papa, “Por Una Cabeza” de Carlos Gardel e Alfredo Le Pera. Isso foi informado por José Renato Accioly, coordenador musical e regente da orquestra.

Os Concertos pela Paz fazem parte do evento “Chamados, Transformados e Enviados”, organizado pelo Serviço Internacional para Renovação Carismática Católica (Charis), que inclui a Comunidade Obra de Maria, de Pernambuco.

Projeto – A Orquestra Criança Cidadã proporciona a esses jovens aulas de instrumentos de cordas, sopros e percussão, teoria musical, canto coral, além de apoio pedagógico, alimentação e atendimento psicológico, médico e odontológico. Este é um projeto de inclusão social e promoção da cidadania por meio da música, direcionado a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social em áreas desfavorecidas da Região Metropolitana do Recife. Fundada em 2006, a orquestra é mantida por meio de patrocínios de empresas públicas e privadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *