A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes recebeu uma importante premiação na área da saúde. O projeto desenvolvido no município para atender pessoas em situação de vulnerabilidade social concorreu ao Prêmio Iniciativa de Inovação Social em Saúde da OPAS-SIHI LAC 2023, que está sendo entregue ao prefeito Mano Medeiros nesta quarta-feira (1) em Washington, nos Estados Unidos.
A comemoração do prêmio foi compartilhada pelo prefeito e seu aliado político, o deputado federal André Ferreira, em uma publicação nas redes sociais. Eles expressaram a alegria de ver a cidade sendo reconhecida pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
“É o reconhecimento internacional do nosso município. Estamos aqui com muito orgulho, em frente à Casa Branca, para receber o prêmio”, disse Mano Medeiros, ao lado de André Ferreira, que destacou: “Este é o terceiro prêmio internacional. Jaboatão está indo muito bem, com três prêmios internacionais, além dos nacionais. São vários.”
As experiências vencedoras estão sendo apresentadas em um workshop nos Estados Unidos, até amanhã. A iniciativa “Todo artista tem que ir aonde o povo está” – Estratégia de Vacinação Extramuros da População em Situação de Rua concorreu com outras 100 da América Latina e do Caribe.
O projeto foi concebido, elaborado e é executado por meio de uma parceria entre o poder público municipal, representado pelas Secretarias de Saúde e de Assistência Social, movimentos sociais e com a participação das próprias pessoas em situação de vulnerabilidade. O objetivo é realizar acolhimentos, fortalecer vínculos e promover a saúde.
As ações são direcionadas para pessoas em situação de rua, com uso abusivo de drogas, profissionais do sexo e outras pessoas em situação de vulnerabilidade. São realizadas atualizações vacinais; entrega de analgésicos e antitérmicos para possíveis efeitos colaterais; distribuição de água mineral, lanches, preservativos e lubrificantes; acolhimento e sensibilização para adesão aos serviços; realização de pré-cadastro para o CadÚnico e confecção de cartão SUS.
Além da participação no evento que ocorre nos Estados Unidos, a iniciativa recebeu o reconhecimento da OPAS-OMS e fará parte da rede regional de inovação social em saúde na América Latina e no Caribe (ALACISS). Isso permitirá compartilhar experiências e conhecer a inovação social em saúde, participar de espaços interativos inovadores, além de eventos e cursos.