Programa vai alavancar Turismo no estado

Noronha, Sirinhaém e Tamandaré receberão política de turismo com gestão participativa – Flickr/trip2gether/Laiz Mekinha/Guilherme Arantes
Noronha, Sirinhaém e Tamandaré receberão política de turismo com gestão participativa – Flickr/trip2gether/Laiz Mekinha/Guilherme Arantes

A Ilha de Fernando de Noronha e as cidades de Sirinhaém e Tamandaré, localizadas no Litoral Sul pernambucano, estão prestes a receber os benefícios do Programa DEL Turismo – Desenvolvimento Econômico Local. Este ambicioso projeto, que será lançado nesta sexta-feira (3/10), tem como objetivo principal fortalecer a competitividade e a capacidade turística dessas regiões. Ele se baseia em uma política de turismo que promove um modelo de gestão participativa.

Essa iniciativa é fruto da colaboração entre o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE e o Instituto DEL e visa contribuir para o desenvolvimento sustentável dessas áreas, garantindo a continuidade de projetos de interesse da comunidade e, assim, melhorando a qualidade de vida de seus habitantes.

Pernambuco se tornará o segundo estado do Nordeste a implementar essa metodologia inovadora que une participantes nacionais e internacionais para fomentar o desenvolvimento do turismo local. O programa prevê a construção desse modelo de gestão através da participação ativa das prefeituras, empresários do setor turístico e a comunidade organizada de cada cidade.

Para a concretização desse projeto, foi estabelecido um termo de transferência de tecnologia com o Sistema Fecomércio do Rio Grande do Norte, que já está executando o Programa na região nordestina através do Senac.

O Programa DEL Turismo tem como objetivo aprimorar o modelo de gestão do turismo e sua governança, criando um ambiente propício para atrair investimentos. Segundo o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Bernardo Peixoto, a importância de aperfeiçoar a estrutura e o funcionamento do Conselho Municipal de Turismo contribuirá para um crescimento econômico, social e cultural equilibrado e sustentável.

Além disso, Bernardo Peixoto ressalta que o programa busca criar novas plataformas de diálogo entre o poder público, a iniciativa privada e a comunidade organizada. “A participação de diversos atores envolvidos no turismo, como empresários, a comunidade local e órgãos públicos, assegura que as decisões relacionadas ao setor sejam tomadas de forma democrática e representativa, considerando diferentes perspectivas e interesses.”, disse Bernado, em entrevista ao Diário de Pernambuco.

O Programa DEL Turismo traz uma abordagem sustentável e de longo prazo, fortalecendo a economia e melhorando a qualidade de vida da comunidade local. Ele se baseia em um modelo de gestão participativa, mobilizando recursos da sociedade civil em colaboração com o poder público local e os setores produtivos.

Um comentário em “Programa vai alavancar Turismo no estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *