Novembro Brega vai invadir o Recife

O projeto foi apresentado na sede do Galo da Madrugada e contou com a presença do vereador Marco Aurélio e representantes do Galo – Rodolfo Barbosa
O projeto foi apresentado na sede do Galo da Madrugada e contou com a presença do vereador Marco Aurélio e representantes do Galo – Rodolfo Barbosa

Os amantes do ritmo brega têm um evento imperdível para colocar na agenda. Nos dias 17, 18 e 19 deste mês, a cidade será palco do “Novembro Brega”, um festival que agora se integra ao calendário anual de eventos do Recife. Essa iniciativa é calorosamente acolhida pelo Galo da Madrugada e recebe o valioso apoio da Prefeitura do Recife e do Movimento Respeita meu Brega.

Assim como o já tradicional “Forrozão do Galo”, que marca a abertura das festividades juninas, o maior bloco carnavalesco do mundo agora agrega mais um evento que enaltece a rica cultura pernambucana. O projeto apresentará um elenco de mais de 20 atrações e, o melhor de tudo, todos os espetáculos serão abertos ao público e ocorrerão na Praça Sérgio Loreto, situada no coração do Recife.

Durante as três noites de celebração, o palco receberá artistas consagrados e de diferentes gerações do brega pernambucano, incluindo nomes como Conde Só Brega, Michelle Mello, Banda Labaredas, MC Troia, Tayara Andreza, Sheldon, Walter de Afogados, Eduarda Alves, entre outros talentosos intérpretes. Estima-se a participação de um público de aproximadamente 50 mil pessoas a cada noite.

Rômulo Meneses, o presidente do Galo da Madrugada, destaca a longa história de apoio do bloco ao movimento brega: “O Galo já vem apoiando, há alguns anos, o movimento brega, e foi uma das primeiras instituições a inserir o ritmo no carnaval, quando deu oportunidade a cantores como Michelle Melo e Conde só Brega de participarem do desfile no Sábado de Zé Pereira, além de convidar vários artistas para eventos realizados na nossa sede.”

Este projeto representa um passo adiante na valorização e no reconhecimento do gênero como um Patrimônio Imaterial do Recife. O vereador Marco Aurélio Filho, autor das leis que instituíram o brega como Patrimônio Imaterial da cidade e o mês de novembro como o Mês Oficial do Brega, ressalta a importância do Galo da Madrugada como um comunicador cultural essencial: “O Galo é, sem dúvidas, o nosso principal eixo de comunicação quando se fala em carnaval. Quando termina o majestoso desfile do Sábado de Zé Pereira, já vem, em seguida, o Forrozão do Galo, que é, hoje, o evento oficial que abre o ciclo junino no Recife. Agora, ao abraçar também o movimento brega, o maior bloco do mundo confirma a sua grandeza em reconhecer a importância da cultura pernambucana como um todo.”

Guilherme Menezes, diretor de Marketing do Galo, explica a escolha de novembro para o evento: “O Galo abraça todos os movimentos que elevam a cultura pernambucana, em nível local e nacional, e com o brega não poderia ser diferente. Nada mais justo que realizarmos esse novo projeto e, exatamente, em novembro, já que é considerado o mês oficial do brega.”

A primeira edição do Novembro Brega ocorre em um momento oportuno, pois o Galo acaba de anunciar que seu desfile para o Carnaval de 2024 será uma homenagem a Reginaldo Rossi, uma lenda do brega. Também foi revelada a Camisa Oficial do Galo para o Carnaval 2024, que prestará homenagem ao eterno rei do brega e estará à venda durante os três dias do festival e na sede da agremiação, por R$ 40.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *