Militantes pró-Lula denunciam sabotagem

Bolsonaristas são acusados de sabotar a 4ª Conferência Nacional da Juventude. Militante Karina lidera ranking das propostas pró-governo – Reprodução/Internet
Bolsonaristas acusados de sabotar a 4ª Conferência Nacional da Juventude. Militante Karina lidera ranking das propostas pró-governo – Reprodução/Internet

A 4ª Conferência Nacional da Juventude está gerando polêmica. Militantes ligados ao governo de Lula denunciam que bolsonaristas estão tumultuando o processo para desacreditar esta que é a primeira participação social iniciada no Brasil Participativo, depois da realização do PPA, que inaugurou a plataforma digital do Governo Federal.

Páginas nas redes sociais estão emitindo alertas e pedindo que seus seguidores ajudem a reverter a situação, votando nas propostas alinhadas com o governo atual. Uma delas é “eutocomlula”, que compartilha o post com Karina Santos e outros quatro colaboradores: Tiago Botelho, Bruna Matos, Fábio Santos e “cristaodeesquerdabr”. Esse post já somava mais de 16.400 curtidas até o fechamento desta matéria.

Segundo Karina, a dona da proposta “Cadastro Positivo para o Bom Torcedor,” que está em primeiro lugar na plataforma com mais de 6.814 votos, esse comportamento demonstra “não aceitação” pela derrota sofrida pelo ex-presidente. Ela afirma: “Ainda não estão acostumados com a derrota. Os bolsonaristas conseguem superar as expectativas que a maioria da população tem deles e dão mais uma lição sobre quão distorcida é a visão de democracia.”

A jovem lamenta que um projeto de relevância para a democracia brasileira esteja ameaçado: “É uma pena que um projeto tão valioso seja instrumentalizado por deputados e setores do bolsonarismo com propostas como as que estamos vendo.”

Ela se refere a sugestões como as de João Ferreira, que já possui mais de 1.096 votos e propõe a “Revogação da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho”; a de Héber Lima, com 978 votos, que pede punições para quem defende a existência de dois estados no território palestino, sob o título “Liberdades Individuais, Luta contra o Antissemitismo, Liberdade Religiosa e Diálogo”; e a de Domithila Novack, que conta com mais de 593 votos e sugere a “Extinção das Cotas no Ensino Superior.”

“Eles (os políticos) se uniram a líderes estudantis de extrema-direita para tentar sabotar o Brasil Participativo, que se encerra hoje à noite. Propostas contrárias a políticas afirmativas estão sendo encaminhadas e já contam com grande adesão, superando outras importantes”, denuncia Karina.

A preocupação da militância pró-Lula se dá porque as propostas apresentadas por bolsonaristas estão na contramão de conquistas importantes que foram aprovadas pelo governo, em favor das minorias. Além do que, os selecionados também levarão suas sugestões para a 4ª Conferência Nacional da Juventude, que acontece em dezembro, em Brasília, e contará com a presença do presidente Lula. “Esse pessoal pode tumultuar um evento muito importante. Estamos discutindo a participação social, o exercício de nossa cidadania e a retomada do Brasil Participativo”, finalizou a jovem Karina. A plataforma conta com 1.921 proposições apresentadas e faz parte da Estratégia Nacional de Governo Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *