Recife Cuida reduz espera na fila do SUS  

Prefeito João Campos esteve no Instituto do Fígado de Pernambuco para acompanhar de perto ritmo do mutirão de serviços - Marlon Diego/PCR
Prefeito João Campos esteve no Instituto do Fígado de Pernambuco para acompanhar de perto ritmo do mutirão de serviços - Marlon Diego/PCR

Os serviços do SUS que integram o Mutirão Recife Cuida estão tentando zerar a fila de procedimentos de pacientes que têm problemas relacionados ao fígado. Hoje (27), o prefeito João Campos esteve no Instituto do Fígado e Transplantes de Pernambuco (IFP), parceiro da Prefeitura do Recife nesta ação, para acompanhar a força-tarefa.

Lançado em 22 de agosto, o Mutirão Recife Cuida visa realizar 130 mil procedimentos em unidades de saúde privadas e conveniadas do SUS na capital, com um investimento de R$ 51 milhões. Até o momento, mais de 64.1 mil exames foram realizados, reduzindo a espera em 47%, e quase 9 mil cirurgias foram feitas, diminuindo a demanda reprimida em 54%.

“Quando realizamos essas visitas (em mutirões anteriores), conversamos com pessoas que estavam esperando há mais de um ano por um procedimento especializado e vemos a importância da ação. O nosso mutirão está funcionando a todo vapor, conseguindo diminuir as filas”, destacou o prefeito.

O IFP é uma das sete entidades parceiras da Prefeitura do Recife neste mutirão, que tem sido eficaz na redução das filas, beneficiando pacientes que aguardavam procedimentos especializados por mais de um ano. A Secretaria de Saúde do Recife oferecerá 18.600 procedimentos, e o IFP já contribuiu com 1.457 consultas em gastroenterologia, 1.143 endoscopias digestivas altas, 95 colonoscopias e 1.601 ultrassonografias.

A parceria com o instituto é crucial para agilizar o acesso a procedimentos especializados, cuja espera foi afetada pela pandemia de COVID-19. Além disso, garante a continuidade dos cuidados, da consulta inicial ao pós-operatório, conforme afirma a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

O Mutirão Recife Cuida Especialidades envolve outros hospitais e instituições, e tem alcançado reduções significativas nas filas para diversos procedimentos especializados. Por exemplo, zerou a fila por eletrocardiograma, reduziu em 88% a espera por teste ergométrico e em 86% por ecocardiograma. Também reduziu em 82% a espera por espirometria e em 50% por ultrassonografias. Em relação a cirurgias, houve uma redução de 60% em cirurgias vasculares, 58% em cirurgias gerais e 73% em cirurgias pediátricas.

Para acessar os serviços, os pacientes em lista devem manter seus contatos atualizados junto à Prefeitura, o que pode ser feito por meio do link https://bit.ly/recife-atualiza, do Conecta Recife (site ou aplicativo) ou do ConectaZap da PCR (81 – 9.9117-1407). Também é possível procurar uma unidade de saúde próxima.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *